domingo, 29 de abril de 2012

POR QUE APOIO UMA NOVA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES?

A criação da AMESQ trouxe em pauta a discussão em torno do papel da “massa estudantil”, usando a expressão de Glayciane Mota. Não obstante ser tímida a atuação da juventude quiteriense nos movimentos escolares, o fato de existir outra associação com propósitos equivalentes, não diminui em nada o espírito guerreiro e libertador com que age o presidente da AMESQ, Edneudo, que ao contrário do que os que o criticam, é um líder de caráter superior, constituído sob as concepções de revolução necessárias a intervenção de ajustes de uma sociedade mais justa.

Defendo as palavras de Edneudo: uma associação de estudantes deve ser composta de estudantes, pensar o contrário disso é demagogia, ignorância e irresponsabilidade. Não pode um esquisofrênico ser psiquiatra, e tão menos uma obesa ser personal trainner ou nutricionista.

Concordo em parte com a Senhora Germana, suas palavras são reveladoras e “irremediavelmente” coerentes, muito embora retenha concepções pragmáticas e incompletas. A presença de políticos, tanto na AMESQ quanto na UMESQ, faz-se desnecessário. Ora, pressupõe-se de associação o desprendimento, uma vez que a luta não percebe relações partidárias, mas políticas, como frisou o professor Medeiros.

No mais, apoio a AMESQ, por ser formada exclusivamente por estudantes, por defender ideias mais apropriadas e claras e condizentes com a realidade de Santa Quitéria, e por ser a UMESQ inerte, sem atuação ativa, talvez por não ser genuinamente estudante a sua lider maior.
Essa é uma discussão necessária, porém as duas associações estão esquecendo que o inimigo é outro, mais forte, esperto e requer muito mais do que debates aleatórios e sem qualquer cunho revolucionário.

3 comentários:

  1. Nacélio Obrigado pelas Suas Palavras e o Meu E-mail e Esse: vozdoestudante@hotmail.com Valew Parceiro!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nacélio gosto muito do seu lado critico de ver as coisas, sou aluno da Escola Julia Catunda, estou cursando o 2º Ano do Ensino Médio, não tive a oportunidade de ter uma aula sua, achei bastante interessante o que você citou no ultimo paragrafo, "porém as duas associações estão esquecendo que o inimigo é outro, mais forte, esperto e requer muito mais do que debates aleatórios e sem qualquer cunho revolucionário." Mais pelo o que eu percebi que os presidentes das associações tem o mesmo objetivo, mais talvez não tenham a mesma maneira de chegar até ele, de uma maneira ou de outra acho legal pessoas, e até mesmo nos estudantes lutar por coisas, que outras pessoas não tiveram iniciativa e coragem de lutar.

    ResponderExcluir